Lápis cor de pele. De qual pele??

   
"Me empresta o lápis cor de pele?"


     Como professora sempre escuto os alunos pedirem: "Me empresta o lápis cor de pele?" E todo ano, sem exceção, entramos no mesmo debate: temos a mesma cor de pele? O mesmo tom e intensidade de pigmentação? 
      
     Daí colocamos o lápis nomeado como cor de pele próximo ao braço de cada coleguinha e... tcharam... eles se dão por conta que não são da mesma cor, então como podemos dizer que apenas um lápis pintaria a cor de toda a raça humana? Ahh só se ele for mágico!
     
     Somos diferentes, mas somos todos humanos. Desta forma, todos temos os mesmos direitos e deveres como cidadãos. Todos sentimos fome, sede, medo, dor... mas todos temos características únicas e é isso que torna cada pessoa especial.

     Torne o mundo um melhor lugar para se viver, ensine seus filhos que temos que respeitar a todos. Desgostar é um direito, mas desrespeitar não. 
     Chame de salmon, de rosinha, de bege... mas não de "cor de pele". Isso é respeito comigo, contigo e com o outro. Parece que não, mas é. Comecemos por simples gestos para mudar grandes conceitos e preconceitos da nossa sociedade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como nosso cérebro aprende

Desenvolvimento sadio, você está proporcionando isso ao seu filho(a)?

Subdivisões do autismo segundo o CID 11